domingo, 23 de junho de 2013

CRÔNICAS FACEBOOKIANAS - SOBRE FEIJÕES E EXPLOSÕES – por Roberto Pompeo – 23/06/2013


Dia desses a panela de pressão lá em casa explodiu.




Não entendo nada de panelas, portanto foi necessária uma perícia culinária. As conclusões foram as seguintes:
i. foi colocado feijão demais na panela (imprudência);
ii. a tampa não foi corretamente vedada (imperícia);
iii. a panela ficou sem qualquer supervisão, pois a pessoa responsável pelos feijões saiu para fazer compras, abandonando a panela no fogo (negligência).
iv. nessas condições, a explosão da panela era inevitável.

Os danos à cozinha foram extensos, a tampa da panela enterrada no teto de gesso, muitas baixas entre os feijões e os que sobreviveram ficaram inválidos, máculas negras perenes por toda a cozinha, que parecia um campo de batalha, a própria panela toda retorcida, imprestável ao uso futuro, um quadro dantesco.



Só quem passou por uma experiência dessas sabe a que me refiro... E a pergunta que todos nos fazemos sempre que uma panela de feijão explode é: de quem é a culpa?
Nas minhas lucubrações filosóficas sempre achei que a melhor pergunta seria: "quem é o responsável?", pois ingenuamente acredito que onde há responsáveis não interessa tanto encontrar culpados.
Mas invariavelmente, a pergunta gira em torno da culpa, pois a cozinha é uma parte da casa onde talvez a noção de responsabilidade ainda não tenha chegado ou onde talvez seja de interesse dos responsáveis a busca estéril aos culpados.

Então, deixo a pergunta sobre o mistério da panela de pressão que explodiu na minha cozinha: de quem é a culpa? Da panela, do feijão, do fogo ou da pessoa que largou a panela no fogo e foi às compras?!




Nenhum comentário:

Postar um comentário